segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

As palavras chave :D

Oi tod@s, só passando para contar que vou continuar sumida e desejar ótimas festas para todos vocês.
Aproveito também para contar algumas novidades e deixar uma amostra do trabalho do Dustin Pike . Bem apropriado para o Ano do Dragão que vem chegando, não?

Os noivinhos estão ...hã... em processo. Isso! Em processo é a "palavra"! Estava muito agoniada mas meu irmão esteve aqui no final de semana e achou lindo \o/ E ainda me disse o que eu sempre digo para minhas equipes mas esqueço de aplicar : "O ótimo é inimigo do bom" rsrs

Vai ter novidades aqui no blog ano que vem. A poderosa Elaine Gaspareto vai me ajudar a fazer um blog bonito e bem fácil de navegar. Só de olhar ela já deu um  monte de dicas valiosíssimas!!! Então, aguardem novidades para janeiro, tá?

Ah!!! Meu dvd da Ogna Rocha chegou hoje. Estou me controlando muuuiiiito para não parar os noivinhos e assistir!!! Mas já espiei (claro) e já estou apaixonada :D

Em 2012, aposento a minha tesoura!!! Vou ganhar uma Silhouette Cameo de natal, que é uma mini plotter e já estou até imaginando os sliceforms que vou fazer sem trabalho nenhum. YESSSS!!!!!

Aliás, decidir entre o Botox e a Silhouette foi duro viu? Minha ruguinha do meio da testa já está começando a aparecer de novo, mas vou deixar para depois do verão. Todo mundo reclama que botox dura pouco, comigo dura quase um ano. Minha dermatologista diz que eu sou muito é sortuda considerando o quanto eu fumo rsrsr

Bem, é isso, estou viajando para a casa dos meus sogros para o Natal. Morrendo de saudades deles, dos primos, sobrinhos e amigos!!!! Espero que a gente consiga visitar todos.

Super beijos para vocês e um 2012 cheio de Risos, Festas, Amigos Bacanas, Saúde, Abraços Apertados e muita, muita Paz.
Pat

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Desenhos que se mexem no computador

Você já viu alguns modos de animar desenho no papel AQUI então hoje, vou falar de desenho animado no computador (e de como VOCÊ pode fazer um).

Bem para começo de conversa eu não sou assim um Cacinho, que é um cara super fera em animação, mas sei um pouquinho do básico do básico e esse pouquinho eu vou contar prá você.

A idéia veio de uma historinha que o "Menino João" contou no blog dele por meio de desenhos em sequência, feitos no Paint e perfeitos para uma mini animação (Faz mais alguns João! Com mais quadrinhos suas histórias vão virar filminhos ótimos).

Dá para animar esses desenhos no Windows Movie Maker (Se você tem o windows 7, o programa está aí no seu pc, se não achar, faça download no baixaki ou outro site de downloads confiável).
Certo: Você tem os desenhos que fez no Paint e salvou , daí é só abrir o Windowns Movie Maker e ir salvando e arrumando os desenhos em sequencia, quando terminar, adivinha só: Virou um mini desenho animado :)

O nome disso é stop motion ou quadro-a-quadro. Olha só esse vídeo que explica direitinho como fazer:
                 

Mas se você acha que isso só funciona com desenhos, está muitíssimo enganado!!!

Dá para fazer animação com tudo, até com lixo. Não acredita? Então olha só o que os alunos do Cacinho fizeram durante o Festival de Cinema de Mariana. O nome desse vídeo é Lixão Urbano e foi feito todinho com sucata.
Tudo bem que o Cacinho é cineasta premiado e tal (e não é metido não, viu? Aliás, é gente finíssima!), mas ele vai ser o primeiro a dizer que qualquer pessoa pode "animar".

Corre lá no blog do Cacinho, se inspire e depois, máquina fotográfica em punho, saia fazendo seus filminhos com massinha, garrafas de detergente, barbante ... E anime sua história ;)
Beijos, Pat

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Desenhos que se mexem no PAPEL

Hoje eu vou falar um pouquinho de movimento. Sabia que dá assistir um filminho na folha de seu caderno ou na beirinha do seu livro de escola ? Melhor ainda: Sabia que você pode FAZER um filminho com uma folha do seu caderno?

Clica no filminho aí embaixo para aprender a fazer um micro desenho animado ;)


Entendeu como faz?
Aprendi a fazer essa animação de uma folha ainda criança com o meu avô, e fui o SUCESSO da escola ! Aliás, meu avô era ótimo, foi ele que me ensinou a fazer o taumatrópio também e contribuiu para que eu fosse uma nerd descolada rsrsr

Bacana, né? Esse tipo de animação com mais quadros (imagens) em papel, se chama Flipbook e tem uma meninada cheia de talento mostrando essa arte no YouTube. Sabia que era assim que os antigos desenhos animados eram feitos? Fantasia, A Bela Adormecida, Branca de neve... Ficou boquiaberto?

Quer ficar boquiaberto de novo? Olha os flipbooks que esse garoto faz:

Beijos animados, Pat

domingo, 11 de dezembro de 2011

Cartão ZigZag

Oi todos, mais uma ideia de cartão para o natal.
Quer aprender um jeito de fazer um cartão com fotos 2 em 1?
Este cartão foi um experimento que deu certo. Aprendi várias coisas ao fazer e vou contando aqui. Se tiver qualquer dúvida, visite a Carol do Extreme Cards, essa moça é genial e o site dela mora na minha barra de favoritos e aqui no meu blog na caixinha lateral “Sites bacanas” J

Não vou fazer um passo a passo elaborado, já que o PAP da Carol é muuuiiito perfeito. Passe lá e passeie por todo o site, e, se você gostou do cartão pop-up da árvore de natal e quer aprender mais sobre a técnica, não deixe de olhar na barra lateral do site da Carol as aulinhas sobre cada tipo de corte e efeito.
Bem, vamos ao cartão e ao que eu aprendi?
Clique nas fotos para ampliar

PASSO 1 : Pegue duas fotos do mesmo tamanho. Eu usei fotos com  15 cm de largura, já que é preciso duplicar esse tamanho para a base em zigzag.  Corte cada foto em 5 tiras de 3cm e arrume essas partes na mesa alternando os recortes.



 PASSO 2 : Corte um papel para a base e faça um zigzag com 1mm a mais do que a largura do recorte, ou seja, se o recorte tem 3cm de largura, faça a sanfona com 3,1cm em cada dobra. Isso evita o que aconteceu com o meu cartão, que ficou com as beiradas amassadas, já que usei papel de 180 gr nas fotos. Se você usar papel sulfite, isso não é necessário. Arrume os pedaços das fotos e cole-os na sanfona.

PASSO 3 : Faça duas tiras de papel mais grosso (mais ou menos 180 gramas) ou cartolina, medindo 3cm x 20cm e vinque e dobre na seqüência: 3cm, 6cm, 3cm, 6cm. A sobra é a aba de colagem da peça.  
Cole essas “caixas” usando o vinco central da sanfona como guia, mantendo 90 graus entre as "caixas" e o cartão. No site da Carol, há uma seqüência de fotos explicando detalhadamente essa colagem.

FOTO PASSO 4 : seu cartão está pronto, agora é só enfeitar J
E aí, achou bacana essa técnica? 
Vi essa técnica usada como quadro em um programa de decoração, o “Changing Homes”  (não tenho certeza do nome) e acho  que vou me arriscar a fazer um em janeiro. 
Se fizer, conto aqui.

 Beijos, Pat
Ah! Se quiser ver os outros PAP de cartões, clique AQUI.
Coloquei todos os cartões sob a tag CARD.

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Cartão Espiral

Mais um cartão de natal :) Esse fiz com folha de  transparência e usando como enfeites as bolinhas que já tinha impressas e usei na árvore pop-up que postei antes. Pensei em fazer presentinhos, mas o tempo está apertado, janeiro está chegando, e com ele o casório, assim, prioridade zero para os noivinhos rsrsr

Esse cartão é muito fácil e dá um efeito muito legal.
 Para fazer, você vai precisar de:
Folha de transparência, papel com gramatura miníma 120, tesoura, caneta, enfeites de papel, cola bastão e fita dupla face.
Passo 1:
Corte uma espiral na folha de transparência, não coloquei molde aqui, mas, se você quiser, é só googlar "espiral" em imagens que aparecem várias.

Se não tiver a transparência, dá para fazer com papel da mesma cor do cartão que também fica muito bonito. Ou em cor diferente, o cartão é seu ;)

Dobre a folha de papel cartão e posicione a espiral em um dos lados
Passo 2: 
Corte dois pedaços de fita dupla face e cole o primeiro deles na ponta da espiral, no lado avesso. Tire a cobertura da fita e cole no cartão.

Cole o segundo pedaço de dupla face no centro da espiral ( a outra extremidade) na parte da frente da espiral. Tire a cobertura da fita e feche o cartão para que a colagem seja perfeita.


Passo 3:
Abra o cartão e verifique se a espiral ficou bem colada.
Recorte figuras e cole na espiral. Os enfeites podem ser colados nos dois lados da espiral, porém, para um melhor acabamento, faça sempre a parte traseira da figura, se não puder "flipar" as figuras usadas, use papel colorido, fazendo um sanduíche com a tira da espiral.

Enfeite seu cartão e...
Pronto! Você acabou :)  Bem fácil, não?
Agora que você aprendeu, que tal usar várias espirais no mesmo cartão?
Beijo, Pat

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Enfeite de natal com raspadinha

Oi tod@s, eu sei que eu deveria estar fazendo noivinhos, eu sei, eu sei... Mas olha aí ao lado o que eu achei procurando rapidinho por freebies de natal :)

Lembra do tutorial de tinta de raspadinha? Pois então, imagine esses cartões como enfeites de árvore, com fotos e mensagens natalinas. Lindo, né?

Para baixar, vá AQUI, faça o download e não esqueça de deixar um comentário, tá?

Ahhh... você não usa o photoshop para editar. Sem problemas! Salve o cartão escolhido do kit no power point, escolha as fotos que vai colocar no cartão, ajuste o tamanho e escreva as mensagens. Depois disso, agrupe imagem, foto e mensagem e mande salvar como imagem. Ou imprima as imagens e as fotos separadas e recorte e cole depois da tinta de raspadinha aplicada. Super fácil!!!!

Beijinhos apressados, vou correndo responder os comentários e voltar para os noivinhos (viu, Léo?)
Pat
EDITANDO: esqueci de dizer que tem outros freebies de natal na mesma página, procure pelos marcadores "freebie" e "christmas", tá? Bjs

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Como colocar uma árvore em um envelope


Olha como a minha árvore ficou linda!!! rsrsrs Muito metida eu sou, né?
Lembra da postagem de anteontem sobre sliceforms? Então... falei da Jennie e dos trabalhos super legais que ela faz, se você não viu, não deixe de olhar a postagem anterior ;)

Bem, a Jennie colocou no site dela alguns freebies, que são projetos grátis para você baixar e experimentar, um destes freebies foi a árvore aí de cima. Quer saber como eu fiz? Clique nas fotos para ver em tamanho maior.

1 - Vá ao site da Jennie na página de freebies e pegue o molde da árvore (não esqueça de deixar um recadinho ou clicar nas caixinhas de pesquisa), imprima em papel cartão e recorte. Tenha bastante cuidado quando recortar os encaixes, eles é que vão dar firmeza à sua árvore. Comece a montagem pelo eixo central. No arquivo que você baixou, tem um esqueminha para montagem. Siga e você vai montar sem problemas.


2 - Como eu queria a árvore para pendurar, fiz dois furinhos em uma das laminas do eixo central. Fui boba, podia perfeitamente ter feito um furo só, mas... Enfeitei com lantejoulas nas pontinhas dos galhos, dos dois lados, colando com "cola lantejoulas". Passei um fio prateado com continhas para enfeitar e ... coloquei no envelope para presentear uma amiga.

Viu como é fácil colocar uma árvore em um envelope?
Beijos, Pat

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Eu fiz, deu certo e ninguém morreu :D

De novo às voltas com minhas inexistentes habilidades culinárias. Meu irmão e a noiva passaram o final de semana aqui em casa. O cardápio de sábado? Hambúrguer!!!! Adoro, é fácil, e não tem jeito de dar errado!

Daí, passeando na Miriam, lá do Prato Barato, vejo uma receita de maionese. Foi o que bastou rsrsr Perguntei se dava prá colocar cubinho. A Míriam, sempre gentil, respondeu que sim, era só colocar antes, no lugar do tempero que ela indicava.

FIZ!!!! Com Maggi Meu Segredo de legumes. Deu super certo, ninguém vomitou, teve piriri ou qualquer outro sintoma de intoxicação alimentar (bem, marido e filha, que são os mais enjoadinhos, estavam fora). Então, passem lá no site da Míriam, as receitas dela, além de serem fáceis (pelo menos algumas, não me atrevi ainda a fazer as mais elaboradas), são à prova de incompetência :DDDDD

Mas o mais legal foi ver, ABISMADA, o líquido virando pasta. Como é que isso funciona??? Ô mente curiosa... Gente, é sério, foi muuuiito legal ficar olhando o óleo caindo no liquidificador e a mistura virando maionese. Claro que googlei, e descobri que não é o óleo...PASMEM!!! É o ovo!!!! Funciona assim: A gema do ovo tem uma substancia chamada lecitina que envolve o óleo, então você vai batendo e a lecitina vai envolvendo óleo (por isso é que o óleo tem que ser colocado aos pouquinhos) e nessa bateção toda, Pronto!, virou Emulsão!!!! Muuuiiito bacana, né?

Quer saber mais, inclusive como as claras se transformam em suspiro? Dá uma olhada no que a Superinteressante e o site A Graça da Química dizem :)

Beijos da gourmet, Pat

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Sliceform: Uma idéia brilhante!


Gostou dessa lâmpada aí do lado? Brilhante não é? Essa é uma técnica chamada sliceform.
São figuras montadas em "fatias" que podem ser achatadas e mandadas dentro de um envelope. AhAh!! Você teve uma idéia brilhante agora : )

Peguei  os moldes da lampada acima AQUI , é só imprimir, recortar e ir montando as peças encaixando x em y como se fosse um gráfico de equação. Falando assim parece difícil, mas não é mesmo, prometo!

Para entender como funciona a técnica, pense naquelas reguinhas que a gente usa nas gavetas para deixar tudo bem arrumadinho.

O Jonh Sharp, que é um dos “feras” na técnica, disponibiliza vários modelos de sliceforms geométricos para baixar no blog dele e ensina direitinho como se faz.  Clique AQUI e veja os modelos para download e como montar. 
Esses modelos são bem fáceis, já que os cortes são todos em uma só direção.

Agora, se você quiser se arriscar um pouquinho mais, tente um modelo com encaixes bidirecionais. 
Vá no site da Jennie, uma moça talentosa e criativa que faz, e mostra como fazer, sliceforms lindos. Na seção de freebies você pode baixar moldes e instruções para fazer árvore de natal, esquilo, passarinho e um monte de outros sliceforms. Quer ter só uma idéia do que você vai aprender lá? Clique no vídeo :)

         

Então, se você achou legal e quer fazer, deixa um comentário e em Janeiro faço e coloco aqui um molde para usar os sliceforms em cartões, ou seja, você abre o cartão e a figura se abre sozinha. Depois mostro  como ficou a minha árvore, tá?

Bjs, Pat

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Sorte na Vida !!!


Gente, Fala Sério!!!! Essa é muito legal, não é não? Rsrsr  Eu disse que ia ser ;)

Ainda parte da série "o-que-fazer-com-os-recortes-do-cubo-sábio", achei um tutorial ensinando a fazer a tinta de raspadinha \o/
Dá prá resistir? Os recortes com wordarts da Vânia, descoladíssimos, viraram um kit de mensagens de sorte para o ano novo! Não deixe de ir lá no blog dela, a Vânia sempre tem imagens ótimas!

Não esqueça de clicar nas fotos para ver em tamanho maior.

O que você precisa para fazer:
Detergente, tinta acrílica prateada, pincel, papel contact transparente, imagens e mensagens bacanas como as da Vania ;)

Passo 1:

Misture 1 parte de detergente e 2 partes de tinta acrílica. Misture e deixe descansar para evitar muitas bolinhas (elas são inevitáveis, mas...)

Cubra os recortes com papel contact transparente ou mande plastificar.


Passo 2: Recorte as rebarbas do contact aparando bem. Passe a primeira demão da mistura sobre o contact. Não se preocupe em cobrir completamente, melhor várias camadas finas sem bolha, certo? Passe devagar e com pincel chato e macio e vá "desmanchando" as bolhas.  
Não se esqueça de anotar atrás do recorte qual o lado "para cima" e a mensagem, principalmente se você estiver fazendo vários (Pois é.. eu esqueci e lá se foi minha idéia de adaptar essas imagens em cartões, virou kit...).

Passo 3: Cole um papel com gramatura maior atrás dos recortes ou papel de Scrapbook para um acabamento bacana e pronto, você acabou! Agora pegue um dos cartões, raspe uma parte e coloque o seu kit em uma caixinha bem bonita. Dê de presente e ganhe um sorriso :D


Que tal fazer essas raspadinhas com fotos e mensagens em formato de bolinhas de natal para pendurar na árvore? 

Aprendi a fazer AQUI e uma idéia bem legal que vi lá, é usar essas loterias como vale, tipo: Vale uma ida ao cinema com pipoca e guaraná ;)

Nesse mesmo site, tem modelos de cartões-loteria bem legais para download, além de outras idéias ótimas e criativas. Vale a visita!

Beijos, Pat

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Imãs de isopor


Lembra que eu contei dos impressos que sobraram quando fiz o cubo sábio?
Pois então, continuando o "como usar material que sobrou" de ontem, segue mais uma lembrancinha fácil.

Não é nem um passo a passo, é mais um "como eu fiz" rsrs
1 - Corte uma bandeja de isopor descartável, cole os recortes de papel com cola bastão e apare o isopor conforme o tamanho das imagens;
2 - Cole papel de scapbook no verso do isopor para um melhor acabamento;
3 - Recorte aqueles imãs de propaganda que você tem aos montes na geladeira e cole atrás das imagens. Se as imagens forem maiores, como a primeira da foto no alto, corte em partes fazendo um mosaico (depois eu conto do cartão quebra-cabeça que não deu certo).

E é isso. Acabou! Beijos, Pat
Opa, quase esqueci: Não deixe de vistar a Vania do Foto in Scena e se apaixonar pelas imagens e wordarts que ela faz, tá?
Ah... Depois de amanhã eu conto como fiz umas loterias daquelas de raspar com chave e moeda que vocês vão amar, prometo ;)

Salve em PDF

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...